alegre mas cansada
Esse processo faz parte de uma insistência de pesquisadores de teatro apaixonados por Clarice Lispector em investigar procedimentos de teatro com a sua obra e biografia. Alegre mas cansada, é uma investigação da entrevista que a Clarice Lispector deu para o programa Panorama, na TV Cultura. Na sala de ensaio, a gente costuma fazer práticas de meditação ativa, escutando os áudios dessa entrevista, leituras dramatizadas e jogos de vozes com a transcrição.

A gente tem assistido a entrevista no mudo e observado as expressões da Clarice, do jornalista, brincando com jogos e fragmentos do texto da entrevista, porque a nossa ideia é trazer essa entrevista como uma dramaturgia que vai se construindo de maneira colaborativa, onde o encenador embebeda os intérpretes de um universo da Clarice e os intérpretes trazem imagens, fragmentos de cena do que toca neles de alguma maneira.
O trabalho da encenação e dessa mostra de processo vai ser compreender também de que maneira a montagem e a desmontagem de uma obra podem fazer parte de um processo de aproximação de público.
Então, a gente quer começar com um espaço vazio, Quando a gente começa a montar para exibir o processo, a gente também deixa o público entrar e participar dessa montagem de alguma maneira. E a desmontagem seria junto com uma conversa honesta, franca, buscando aproximar o espectador daquilo que talvez ainda tenha ficado nebuloso após assistir as cenas do processo.
Esse processo faz parte de uma insistência de pesquisadores de teatro apaixonados por Clarice Lispector em investigar procedimentos de teatro com a sua obra e biografia. Alegre mas cansada, é uma investigação da entrevista que a Clarice Lispector deu para o programa Panorama, na TV Cultura. Na sala de ensaio, a gente costuma fazer práticas de meditação ativa, escutando os áudios dessa entrevista, leituras dramatizadas e jogos de vozes com a transcrição.

A gente tem assistido a entrevista no mudo e observado as expressões da Clarice, do jornalista, brincando com jogos e fragmentos do texto da entrevista, porque a nossa ideia é trazer essa entrevista como uma dramaturgia que vai se construindo de maneira colaborativa, onde o encenador embebeda os intérpretes de um universo da Clarice e os intérpretes trazem imagens, fragmentos de cena do que toca neles de alguma maneira.
O trabalho da encenação e dessa mostra de processo vai ser compreender também de que maneira a montagem e a desmontagem de uma obra podem fazer parte de um processo de aproximação de público.
Então, a gente quer começar com um espaço vazio, Quando a gente começa a montar para exibir o processo, a gente também deixa o público entrar e participar dessa montagem de alguma maneira. E a desmontagem seria junto com uma conversa honesta, franca, buscando aproximar o espectador daquilo que talvez ainda tenha ficado nebuloso após assistir as cenas do processo.
PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO:
Anderson Vieira
Anita Blumenschein
Ayrá Yatzi
Clarice Lispector
Corpo Rastreado
Anderson Vieira
Anita Blumenschein
Ayrá Yatzi
Clarice Lispector
Corpo Rastreado
Grupo Claricena
Gustavo Îandé
Larissa Cardoso
Maria Arlle
Pablo Azevedo
Sandra Rocha
Suane Padilha
Yaga Goya
Gustavo Îandé
Larissa Cardoso
Maria Arlle
Pablo Azevedo
Sandra Rocha
Suane Padilha
Yaga Goya
ABERTURA DE PROCESSO na Farofa do processo 2025 com a corpo rastreado
20/03 > 18H
21/03 > 18H
GALERIA FLÁVIO DE CARVALHO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo - SP
30min
TEATRO
Gratuito
https://www.faroffa.com.br/alegremascansada
20/03 > 18H
21/03 > 18H
GALERIA FLÁVIO DE CARVALHO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo - SP
30min
TEATRO
Gratuito
https://www.faroffa.com.br/alegremascansada
https://www.faroffa.com.br/
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